A CIDADE DE JOÃO PESSOA

 

A cidade de João Pessoa foi fundada pelos colonizadores portugueses, em 1585, com o nome de Nossa Senhora das Neves. O atual nome da cidade, João Pessoa, é uma homenagem a um importante político local que foi governador da Paraíba e candidato à vice-presidência do Brasil.

 

João Pessoa, mais precisamente na Ponta do Seixas é o ponto mais oriental do Brasil e das Américas Continentais.

 

A grande João Pessoa, possui praias maravilhosas e tanto as praias do litoral sul e do litoral norte são lindas!

 

Mas não são só as praias que fazem João Pessoa ser uma cidade que quem conhece se apaixona, pois ainda, tem a deslumbrante vista do por do sol na praia do Jacaré ao som do sax sanfone do Jurandir.

 

Então vamos viajar com a gente, desde a saída de Goiânia até a esse maravilhoso lugar que é a Paraíba!

1 – A Viagem de carro saindo de Goiânia-GO

O nosso roteiro foi bem tranquilo, pois não tínhamos pressa para chegar e estávamos viajando com idoso (meu pai) e meus dois filhos, mas teria como fazer o trajeto em menos tempo, só seguir as dicas e visualizar as distâncias que dá pra fazer um roteiro bem bacana.

Então vamos lá:

Saímos de Goiânia às 7:00 horas da manhã (depois mais em baixo explico o porque de sair nesse horário para viajar), passamos por Anápolis, Brasília, Formosa, Alvorada do Norte e Posse, sendo todas essas cidades Estado de Goiás.

Uma observação essencial, nesse trajeto que fizemos, na época a estrada estava em excelentes condições, mas é de extrema importância, quando forem fazer esse trajeto ter bastante atenção.

Depois que passamos a cidade de Posse, logo chegamos no Estado da Bahia, então continuamos a nossa viagem passando por Luiz Eduardo Magalhães e chegamos na cidade de Barreiras-BA.

Nesse primeiro dia, percorremos uma distância de 811,15 km, então dormimos em Barreiras-BA no Hotel das Palmeiras, um hotel simples, mas com uma cama confortável e um café da manhã muito gostoso e pra quem gosta de Tapioca, eles fazem na hora.

Dica: em frente ao Hotel Palmeiras tem um barzinho simples, mas com um excelente atendimento e comida deliciosa, o nome é Espetinho do Leo.

No dia seguinte, dia 19 de dezembro de 2023, seguimos o nosso trajeto, e nesse dia percorremos apenas o Estado da Bahia, seguindo de Barreiras-BA para Crisópolis, Ibotirana, Seabra, Itaberaba, Ipirá até chegarmos no nosso destino de dormir que foi a cidade de Feria de Santana-BA, ou seja, nesse segundo dia percorremos mais 748.6 km e optamos por essa cidade, por ser grande e nos dar opções de hospedagens melhores e alimentação.

Em Feira de Santana, dormimos no Feira Palace Hotel, é um hotel antigo, com quartos espaçosos, café da manhã gostoso e com um custo-benefício muito bom.

Dica: – Fizemos as reservas de todos os hotéis através de aplicativos de hospedagens, como por exemplo, Booking, Trivago, Expedia.

Dia 20 de dezembro de 2023 acordamos cedo, tomamos o nosso café da manhã e seguimos viagem no nosso terceiro dia de estrada.

Saímos de Feira de Santana-BA e seguimos viagem passando pelas cidades de Alagoinha-BA, Entre Rios-BA, Esplanada-BA, Cristinápolis-BA, então entramos no Estado do Sergipe passando por Estância-SE e chegando na cidade de Aracajú-SE, a distância percorrida foi de apenas 310 km.

Observação: Queríamos conhecer Aracajú-SE, pois, nesse terceiro dia daria para viajarmos até chegar em Maceió-AL, pois a distância entre Feria de Santana-BA até Maceió-AL seria de 564 km, mas foi um opção nossa em ficar um dia e meio em Aracajú.

Em Aracajú passamos o dia, fomos conhecer a cidade, que por sinal é muito bonita, mas no quesito praia, a distância entre o calçadão, areia até chegar no mar é longa, por isso devem ir preparados para andar bastante se quiserem aproveitar o mar.

Durante a noite, como ficamos em um hotel bem localizado e na Orla de Aracajú, havia muitos bares e restaurantes ao redor e optamos em comer no Bar do Matuto, comida excelente, atendimento perfeito, vale a pena conhecer.

Nesse dia dormimos no Jatobá praia hotel, também reservado através de aplicativo de hospedagem, pois diretamente na recepção do hotel o valor é mais alto.

Dica: Quando chegar no hotel, se não tiver feito nenhuma reserva, pergunte o valor da hospedagem na recepção e dependendo do valor deem uma olhada nos aplicativos de hospedagem, pois poderá sair mais barato pelo aplicativo, fizemos isso na recepção do Hotel Jatobá, e pelo aplicativo estava mais barato.

Quanto ao Hotel Jatobá, é excelente, os quartos não são grandes como o da cidade de Feira de Santana, mas são limpos, cheirosos, camas muito boas, chuveiro maravilhoso e com um ótimo café da manhã.

Quarto e último dia de viagem, levantamos cedo e seguimos viagem, passamos pelas cidades de Propriá-SE, e chegamos no Estado de Alagoas passando por São Miguel dos Campos-AL, Maceió-AL e chegamos em outro Estado novamente que é o Pernambuco, passando por Palmares-PE, Jaboatão-PE, Recife-PE, Goiana-PE e finalmente entramos no Estado da Paraíba chegando em João Pessoa.

Nesse dia a distância percorrida foi de 613 km, não é uma distância muito longa, mas a parte de atravessar Recife-PE é muito cansativa devido ao trânsito, não podendo esquecer que essa mesma estrada que passamos é a mesma que vai às praias de Maragogi, Praia dos Carneiros, Porto de Galinhas, dentre outras famosíssimas praias.

Enfim chegamos em casa!

Continue nos próximos tópicos para conhecer as melhores praias, restaurantes e passeios por esse paraíso que se chama João Pessoa-PB.

2 – Passeios importantes para fazer:

Em João Pessoa tem três passeios que não pode faltar no seu roteiro, então vamos lá que iremos mostrar a vocês e indicaremos quem faz esses passeios:

a) Passeio à praia da Areia Vermelha:

A ilha e praia Areia Vermelha é constituída por um banco de areia ficando preso atrás da barreira de corais, e se situa a cerca de 800 metros do litoral, a meio caminho entre João Pessoa e a extremidade de Cabedelo.

É de extrema importância, antes de agendar o passeio para a ilha se informar quanto a tábua da mará pelo site www.tabuademares.com , apesar de a própria embarcação te informará quanto a tábua do dia.

Esse passeio tem duração de uma hora e meia até duas horas que é o tempo em que a maré começa a subir e não tem horário certo de dar início ao passeio, poderá ser logo cedo ou mais a tarde!

O lugar é maravilhoso, com águas cristalinas e quente.

DICAS: – levar protetor solar (não tem guarda-sol e nem mesa), bolsa para guardar seus objetos, mas que seja de um material que não molhe, levar dinheiro, pois tem os barcos que vender comida e bebida.

b) Passeio à Picãozinho:

O passeio para as piscinas naturais de Picãozinho é um dos mais procurados para se fazer em João Pessoa.

Os catamarãs partem da orla de Tambaú e, depois de cerca de 15 minutos de navegação, chegam aos recifes que represam águas cristalinas e viram ambientes repletos de peixinhos coloridos.

Igual ao passeio da praia da areia vermelha, não deixe de ficar atento a tábua da maré.

A diferença entre o passeio de picãozinho e a ilha/praia da areia vermelha é que lá não forma uma ilha no meio do mar e sim piscinas naturais, onde poderá ser visto belos peixinhos!!

Vale a pena fazer esse passeio!

c) Passeio do Seixas:

Esse é um passeio maravilhoso e para conhecer as incríveis piscinas naturais do Seixas, uma formação de recifes, que fica localizada no ponto mais Oriental das Américas, a menos de 1 Km de um dos principais pontos turísticos da capital paraibana, o Farol do Cabo Branco.

Todos esses passeios são feitos por Catamarãs e em todos eles deve-se ficar de olho na tábua da maré e em todos eles são vendidas comidas e bebidas dentro dos barcos!!

Não deixem de conhecer esse mar maravilhoso que banha a cidade de João Pessoa!

Indicações:

Catamarãs:

1 – @piscinasnaturaisdoseixas

2 – @passeioareiavermelha

3 – @embarcacaopirata